SEDE SICCAL /  EDIFÍCIO TORRE

DA BAIXA

HABITAÇÃO COLECTIVA / SERVIÇOS / COMÉRCIO

O edifício foi pensado como duas unidades de linguagens diferentes mas dialogantes. Esta opção de princípio, prende-se com o facto de este ser muito alto e de se situar numa artéria de via única na baixa da cidade e, por isso, a sua leitura nunca ser total nem unitária.

Assim, ele foi concebido propondo dois níveis de leitura e de vivência:

Uma leitura de escala humana, que corresponde à vivência pelo cidadão ao nível da rua, para quem o podium será legível, sendo a percepção da torre muito tangencial.

Uma leitura urbana, que se resume à torre, apenas lida a uma certa distância ou de pontos altos da cidade.

Conceptualmente, as duas linguagens formais propostas, para o podium e para a torre, de acordo com uma cidade de cultura e clima tropical, explorando duas vertentes: uma linguagem contemporânea no podium e uma linguagem de influência modernista na torre. O programa previa uma área comercial no podium, escritórios e habitação na torre.

A proposta formal preconizada para o podium propõem um jogo de volumes que se entrelaçam, criando uma imagem dinâmica numa composição de cores e texturas que acentuam os cheios e os vazios. Os espaços são interligados por passagens aéreas, zonas de transição de estar e jardins, cuja presença participa de uma forma significativa na leitura e na vivência dos espaços propostos. A torre é um corpo compacto, pensado como uma caixa com variações de ritmo que dão à fachada uma ondulação cromática.

LOCALIZAÇAO

Luanda, Angola

DATA

2004

ÁREA DE IMPLANTAÇÃO

2521 m²

ÁREA DE TERRENO

2608 m²

BE IN 
TOUCH

Rua Fialho de Almeida, nº 20 R/C, 1070-129 Lisboa, Portugal

Tel. (+351) 964 816 273, (+351) 931 729 962

metapolis.pac@gmail.com

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© Metapolis Pac