Esta habitação unifamiliar no Bairro Vila Alice em Luanda, data dos anos 50. O jardim que dá para o interior do lote estava sobrecarregado de um enorme jango, vários anexos de apoio à casa mãe, vasos, ares condicionados expostos, numa parafernália de elementos que tornavam o ambiente desarrumado e cheio de ruído visual.

 

O projecto de todos os acessos, as áreas de exterior de estar e jardins, consistiu em redesenhar todas elas. Criamos uns painéis/cenários, em caixas de luz, revestidas a vinil com uma composição floral em vários tons de cinzas, frente a todos os anexos (deixando um passeio de circulação atrás dos painéis.). Estes painéis de 3m de altura criaram uma frente cénica em forma de L de todo o jardim posterior. Substituímos o jango por uma pala de ensombramento de toda a fachada posterior, sob a qual se organiza uma sala de estar e de refeições ao ar livre.

Desde o acesso principal da habitação até esta área, passadiços e jardins foram todos desenhados numa sequência muito marcada por um pavimento em travertino branco, como uma pintura horizontal, e planos revestidos a pedra calcária texturada que balizam e encaminham a circulação entre os jardins em vários planos.

LOCALIZAÇÃO

Luanda, Angola 

DATA

REMODELAÇÃO

EXTERIORES

HABITAÇÃO

MANUELA DAVID

2008/

2009

ÁREA DE INTERVENÇÃO

432.75 m ²

BE IN 
TOUCH

Rua Fialho de Almeida, nº 20 R/C, 1070-129 Lisboa, Portugal

Tel. (+351) 964 816 273, (+351) 931 729 962

metapolis.pac@gmail.com

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© Metapolis Pac